Esta foi a primeira carta escrita aos candidatos, para as eleições de 2008.
De alguns, óbvio, eu nunca obtive resposta. Foi embasado nesta carta, que escrevi para as eleições de 2010 e, de certo modo, todos os questionamentos e afirmações permanecem válidos.
Aos Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre-RS: Fogaça, Luciana Genro, Marchezan Jr., Manuela, Maria do Rosário, Onyx e Vera Guasso.
CARTA AOS CANDIDATOS PARA PREFEITO(A) DE PORTO ALEGRE
Prezados Candidatos;
Venho por meio deste, expressar a insatisfação de grande parte da população de Porto Alegre com suas campanhas políticas nestas eleições. Analisarei através das respostas a esta carta, qual candidato está mais qualificado para ser o prefeito da nossa cidade e, certamente, divulgarei entre meus amigos (e amigos de meus amigos) esta carta e suas respectivas respostas.
Meu nome é Vanessa Fiorenza, tenho 23 anos e moro no mesmo lugar, na Zona Extremo Sul de Porto Alegre, há 23 anos. Eu vi esta cidade crescer populacionalmente, e se destruir ambientalmente durante esse período e não posso dizer que conheço, até hoje, toda a cidade. Porém, no dia 10 de setembro, quarta-feira, eu estava assistindo as propostas pela televisão, e ouvi a candidata Manuela falar que conhecia toda POA, ao mesmo tempo em que um mapa com as localidades que ela “conhece” era apresentado. Fiquei revoltada quando notei que a Zona Sul e Extremo Sul de POA não apareceram no mapa! Imediatamente encaminhei uma mensagem através do site www.eaibeleza.com.br, expressando não só minha insatisfação, mas de todos que assistiam comigo a campanha. Qual não foi minha surpresa quando, mesmo não recebendo NENHUMA RESPOSTA, na propaganda da Manuela do horário político de sexta-feira, 19 de setembro, informaram que seria repetido o discurso de quarta-feira, e cortaram a parte em que ela informava que “conhecia” toda a Porto Alegre e a representação do mapa.
Tenho plena convicção de que precisamos de mais saúde, segurança, de melhor iluminação pública, transporte coletivo com melhor qualidade, estradas decentemente asfaltadas e calçadas, saneamento básico, mais escolas e creches (ao invés de fechá-las), acessos aos deficientes, dentre muitas outras necessidades básicas, e entendo que isso é a OBRIGAÇÃO de qualquer um que assumir a prefeitura. Estou igualmente convicta de que cabe a população EXIGIR tais obrigações. E se não exigir, entende-se que está satisfeita. Todavia, se o eleito não cumprir com suas obrigações naturalmente e também não atender as exigências da população, onde está o problema?
Em contraposição, além de pouquíssimas propostas do Partido Verde, qual outro se preocupa em preservar e restaurar o que Porto Alegre tem de melhor: o Lago Rio Guaíba e toda área verde com potencial para APA (área de proteção ambiental)? Quem se preocupa com a melhoria e crescimento de bairros “esquecidos” dentro da cidade? Quem se preocupa com uma melhor qualidade de vida através da menor emissão de gases poluentes e de despoluição do nosso Guaíba?
Falam em Copa de 2014 mas a cidade não tem nem lixeiras suficientes. Não há conscientização da população para não jogarem lixo no chão ou do outro lado da rua de suas casas. A maior parte dos moradores vivem em condições precárias de saneamento básico (notem que eu disse BÁSICO), e pessoas com alto nível cultural preferem derrubar todas as árvores nativas do terreno de sua casa para não terem que limpar a sujeira que cai. Sem falar dos presos que não têm aonde ficar por falta de espaço em presídios e acabam soltos para continuarem roubando e matando pessoas inocentes, pessoas que trabalham, que estudam, para tentar melhorar de vida, e quem sabe, alcançar pelo menos o BÁSICO que o governo não dá.
O que tem que mudar é a atitude dos nossos eleitos para reeducar as atitudes dos eleitores. TODOS vocês TÊM RECURSOS para investir em tudo que citei ao invés de aumentar os seus salários ainda mais. Muitas pessoas vivem com menos de um salário mínimo por mês e outras tantas vivem do que dá para aproveitar do lixo.
Temos potencial para fazer de Porto Alegre uma cidade de primeiro mundo sem destruir as áreas naturais, deixando a cidade mais limpa, com mais saúde e segurança e tudo mais, SIM. Basta interesse por parte dos nossos políticos. Basta vocês deixarem de ser egoístas e usarem sua inteligência para fazer coisas decentes e certas por aqueles que os colocam no poder e por conseqüência, melhoram suas vidas. Ou será que os seus salários não são bons? Pois é, somos nós quem o pagamos. Primeiro quando os elegemos e segundo, quando pagamos nossos impostos e taxas altíssimas.
Querem mudar? Querem melhorar? Vejamos então qual dos candidatos têm o REAL interesse em responder para aos eleitores. Vamos TENTAR entender por que nenhum expressa interesse pela Preservação Ambiental de Porto Alegre, além de ignorarem completamente bairros, que como o meu, ainda são praticamente esquecidos (ou “desconhecidos”) dentro da cidade.
Grata pela atenção, aguardo resposta imediata!
Vanessa Fiorenza
Eleições 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário