terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LIXO E VIOLÊNCIA



Hoje li uma notícia que é cada dia mais comum e deprimente no Brasil: “À espera da Rio-2016, Baía de Guanabara recebe velejadores em meio a lixo” (Fonte: UOL - http://esporte.uol.com.br/rio-2016/ultimas-noticias/2014/01/14/a-espera-da-rio-2016-baia-de-guanabara-recebe-copa-de-vela-em-meio-a-lixo.htm).
Apesar de ser contrária a Copa do Mundo e afins por aqui, e ver muito dinheiro desperdiçado na famosa “Política do Pão e Circo”, onde se fazem estádios e jogos para que a população não preste atenção nas porcarias que o governo faz, muitas pessoas esperam por este momento como fonte de lucro e oportunidades, considerando o grande número de turistas que vai passar por aqui e empregos que podem ser gerados.
No entanto, com que cara ficaremos diante de toda podridão deste País? Florestas devastadas, áreas de preservação invadidas, criminalidade constante, péssimo atendimento hospitalar e SUS desleixado, lixo, muito lixo espalhado por uma população sem educação e consciência ambiental.
Parte da culpa é, sim, do governo, mas o maior culpado, é cada Brasileiro. São os seres porcos que jogam lixo pela janela dos veículos; são aqueles que não podem segurar o lixo até encontrar uma lixeira e o jogam no chão; são aqueles que depositam o lixo na beira das estradas, córregos e "valos".
Sabemos bem que CARROCEIROS cobram para tirar parte do lixo da frente da sua casa, para depositar logo ali, no terreno baldio, ou da ponte para dentro do arroio. E o DMLU? Esse nunca está disponível para aqueles que querem fazer as coisas do modo correto. E muitas EMPRESAS, como forma de contenção de despesas, dão um “jeitinho brasileiro” de fazer essa mesma porcaria.
Agora eles lançaram a multa para quem joga lixo no chão. ÓTIMO! Mas quem é que está multando as pessoas? E como obrigá-las a pagar ou convencê-las a fornecer o documento? E vai ter alguém de plantão nos locais de “desova” do lixo, como o caso dos carroceiros? A Polícia ou Brigada estará junto para manter a ordem? Se é que eles mantêm alguma...
Pela experiência de cada cidadão, somos roubados, assassinados e nada acontece ao marginal. Quem dirá para a infração de lixo jogado no chão. A poucos dias, O G1 publicou uma matéria em que um assaltante foi morto em Alvorada/RS, em uma tentativa de assalto a um ônibus (Fonte: G1 - http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/01/homem-e-morto-apos-anunciar-assalto-onibus-em-alvorada-rs.html); vejam a ironia, o cobrador e o motorista podem ser indiciados por homicídio. E se o assaltante tivesse matado um inocente, ou vários? Ele teria fugido e NADA iria acontecer! É sempre assim. Não importa o que a lei manda fazer, é assim que acontece.
É neste momento que a própria população, cansada de tanto assalto, se propõe, inclusive, a criar até placa de rua para avisar sobre roubos, como aconteceu em em Perdizes/SP (Fonte: Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1397328-moradores-criam-placa-de-rua-para-avisar-sobre-roubos-em-sao-paulo.shtml).
E como vai ficar a situação para os turistas durante a Copa do Mundo? Viciados jogados aos cantos, vendedores de drogas tanto nas esquinas escuras quanto à luz do dia, representando risco para todos; lixo por todo o canto, águas extremamente poluídas, quedas constantes de energia, falta de água, assassinatos, hospitais com péssima qualidade de atendimento além de superlotados, planos de saúde não cumprindo contratos... xiii, a lista é longa.
Ainda assim, acredito que tudo seja culpa da própria população. Falta estrutura familiar, para evitar que seus filhos sejam “capturados” pela drogas, por exemplo. A educação nas escolas públicas é precária e os professores são muito mal pagos, porém, a educação maior não deveria vir de casa? A consideração e dignidade devem caminhar com cada um. Respeito pelo próximo e a si próprio!
Existe muita deficiência na segurança da população, presídios superlotados, pouca gente trabalhando nestas áreas e pouco investimento por parte do governo – eles estão mais preocupados em colocar a grana nas próprias contas.
Também há a ausência de preocupação ambiental, limpeza, mão de obra e, claro, “pouco investimento por parte do governo – eles estão mais preocupados em colocar a grana nas próprias contas”.
Apesar de tudo, ainda acredito que há muita gente fazendo com isso aconteça. A culpa não é da lei, é de cada pessoa! A culpa não é somente do sistema, as atitudes são tomadas por cada ser individualmente e as consequências afetam muito mais pessoas do se que se pode imaginar.
A culpa é do vereador que rouba, do policial que dá cobertura para o bandido e daquele que cometeu o assalto. A culpa é de quem jogou o sofá no arroio e daquele que viu e não fez nada. A culpa é motorista infrator, do médico que não tem vontade de atender e do enfermeiro mal-humorado. A culpa é do funcionário público que não quer trabalhar, do drogado que escolheu usar as drogas e até de quem aceitou o troco a mais no caixa do supermercado. A culpa é de cada um!
Enquanto houver falta de RESPEITO por parte CADA BRASILEIRO e não existir o bom senso, consideração, bom humor, dignidade e diversos outros adjetivos de qualidade, a coisa toda vai permanecer igual! Ainda há muito a melhorar a nível pessoal.
É como eu sempre digo: a vida é fácil, a gente é quem complica. Respeito é o primeiro passo para um Brasil melhor e para que cada pessoa se torne um ser melhor.

Vanessa Fiorenza
14 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário