quarta-feira, 29 de abril de 2015

Enquanto morremos de descaso...



Sei vou tratar de um assunto polêmico com horas de discussão, mas não consigo parar de pensar: porque diabos o nosso governo não intercede antes de cada morte que acontece aqui mesmo, no Brasil, diariamente (incluindo crianças de menos de 10 anos de idade que morrem por balas perdidas), pedindo para que os assaltantes, marginais, traficantes e por aí vai, não matem pessoas inocentes?
Não que o cara merecesse tal sentença, mas realmente não entendo o motivo de um brasileiro, que arcou com as consequências de não respeitar as leis de outro País, conseguiu toda a atenção do governo (e mídia) enquanto nós, brasileiros, morremos diariamente com descaso, às centenas, pelo mesmo motivo, sendo que todos têm direito a VIDA.
Me indigna que, por exemplo, em Porto Alegre “De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Paulo Grillo, cerca de 80% dos homicídios na Capital têm alguma relação com o tráfico de drogas, motivados por vingança, acertos de contas e disputas por território”, mas eu nunca vi nossos representantes intercederem junto aos assassinos para que não roubem e matem pessoas que estão voltando para casa depois dos seus trabalhos, aulas ou mesmo de um alegre happy our.
Sistema de saúde afundando. Sistema educacional largado às traças. Meio ambiente esquecido. Presídios superlotados. Corrupção, escândalos, roubos... Nossas leis são boas, o que infelizmente acontece é que elas não são cumpridas, principalmente, por aqueles que deveriam dar o exemplo. Não seria uma inversão de valores?
Quem não conhece alguém que morreu em um assalto? Quem não conhece alguém que morreu pelo descaso do SUS (e eu mesma perdi meu pai)? Quem não conhece alguém assassinado por causa do tráfico? Quem sai na rua sem ter medo de ser assaltado? Tem até, absurdamente, alunos que destroem escola porque a diretora exigiu disciplina. E onde estava a presidente nesta hora? Onde estavam os senadores, os deputados, os CCs, os vereadores, os assessores e toda a corja que insiste em ficar de braços cruzados?
Minha intenção não é, em hipótese alguma, entrar no mérito da pena de morte, vejam bem, mas sim, tentar entender porque nosso governo deixa todo um povo esquecido quanto a própria segurança e bem estar.
Pagamos impostos abusivos para absolutamente tudo; o IR está sempre de olho no dinheiro de cada cidadão... Haja fé de que um dia teremos o retorno positivo de tanto dinheiro investido. Quem sabe no momento em que os trabalhadores possam ter salários decentes, que nosso governo invista verdadeiramente no que é necessário e parem de aumentar os próprios salários (e eu sugiro que os políticos exerçam seus mandatos por um salário mínimo – porque então o salário mínimo será decente), talvez as coisas melhorem.
Já pensou: o fim das mortes por assaltos, tráfico de drogas, falta de atendimento médico de qualidade ou por qualquer outro motivo? Seria um Brasil incrível! Basta saber se é possível e se cada cidadão fará sua parte.

Vanessa Fiorenza
29 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário